Grêmio foi punido no Brasileirão e teve mais um rebaixamento confirmado
O Grêmio sofreu uma punição inesperada na disputa do Brasileirão. A equipe cumpriu a pena na estreia da competição, ficando impossibilitada de mandar jogo contra o Santos na Arena OAS. A pena faz referência aos ocorridos nas arquibancadas durante a partida contra o Cruzeiro, na Série B de 2022. Diante disso, o clube teve que levar o enfrentamento para Caxias do Sul.
Na disputa da segunda divisão, o Tricolor Gaúcho foi punido com a perda de três mandos de campo, porém, com efeito suspensivo, terminou a competição em casa. Em seguida, o clube fez acordo e precisou cumprir a punição na estreia do Brasileirão de 2023. Em outros dois jogos, não pode receber torcedores na arquibancada norte (espaço mais barato da Arena).
Além das punições definidas com mando de campo, o Grêmio precisou pagar multa de R$ 100 mil. O acordo com o STJD faz referência aos ocorridos em agosto de 2022, na 25ª rodada da Série B, quando ocorreu uma briga entre torcidas organizadas na arquibancada norte. A partida precisou ser paralisada pelo árbitro.
O Tricolor foi denunciado pela Procuradoria nos artigos 211 (deixar de garantir segurança para a realização da partida) e 213 (deixar de tomar providências para prevenir desordens). O clube foi absolvido no primeiro e punido no segundo por maioria dos votos de auditores da Segunda Comissão Disciplinar.
Grêmio teve que lidar com as punições no Brasileirão
Mesmo com as punições estipuladas, o Grêmio conseguiu apresentar um desempenho positivo na disputa do Brasileirão 2023. A equipe conquistou uma das vagas para a Copa Libertadores da América. No entanto, apesar de ter garantido a classificação para o torneio continental, o clube enfrenta dificuldades para avançar no mata-mata em 2024.